Home » advocacy » Comércio justo: uma “Boa Esperança” para todos!

Comércio justo: uma “Boa Esperança” para todos!

 

Os primeiros passos da participação do município de Boa Esperança (Brasil) na campanha “Ciudades y Pueblos Latinoamericanos por el Comercio Justo”,  aconteceram em outubro de 2015 quando o coordenador Marco Coscione da CLAC visitou pela primeira vez a cidade, que é a sede da Coordenadora Brasileira de Comércio Justo – BRFAIR. A partir deste momento, algumas reuniões entre os três atores principais Produtores, Autoridades locais e Sociedade Civil foram realizadas para que, em conjunto, pudêssemos organizar e planejar assinatura da declaração de apoio à campanha, cumprindo assim com nosso primeiro critério.

Publicamos uma breve notícia, um pouco atrasada, sobre a campanha “Boa Esperança Cidade Latino-americana pelo Comércio Justo” e o convênio de cooperação assinado entre a BRFAIR e a Cooperativa DOS COSTAS, representando os pequenos produtores locais; a Prefeitura Municipal de Boa Esperança (autoridade local); e a Câmara dos Dirigentes Logístas, representando a sociedade civil. Os três atores concordaram em desenvolver atividades locais sob o slogan “Comércio Justo: uma boa esperança para todos!”

Na declaração assinada no dia 18 de dezembro de 2015, os três atores locais estabeleceram os seguintes critérios:

1) Prefeitura, pequenos produtores de comércio justo e sociedade civil de Boa Esperança declaram com este documento o compromisso de apoio ao movimento de comércio justo e solidário e as campanhas “Fair Trade Towns” e “Ciudades y Pueblos Latinoamericanos por el Comercio Justo”.

2) Prefeitura, pequenos produtores de comércio justo e sociedade civil de Boa Esperança promovem a divulgação dos princípios do movimento e dos produtos das organizações de pequenos produtores de comércio justo. A Prefeitura de Boa Esperança apoia o consumo de café e outros produtos de pequenos produtores de comércio justo dentro das instituições públicas da cidade.

3) A Prefeitura, com a participação da Cooperativa Dos Costas e da sociedade civil da cidade, promove uma Política Municipal de Fomento à Economia Solidária e ao Comércio Justo. 

4) Os cidadãos de Boa Esperança podem encontrar produtos de pequenos produtores de comércio justo em diferentes pontos de venta.

5) Prefeitura, pequenos produtores de comércio justo e sociedade civil de Boa Esperança desenvolvem eventos e atividades de sensibilização e promoção do comércio justo com diretores e professores das escolas locais, com empresas, comércios e outras organizações sócias da cidade.

6) O grupo de trabalho sobre comércio justo da cidade de Boa Esperança vai trabalhar para o desenvolvimento da campanha e para manter a comunicação com a campanha latino-americana e internacional.  

A confraternização com os produtores da Cooperativa DOS COSTAS, antes das festas de Natal, foi a ocasião para assinar a declaração e realizar o lançamento oficial da campanha. Rádios e jornais já estão dando visibilidade e divulgando este começo bem sucedido.

A equipe da cooperativa, CLAC e BRFAIR tem como plano de trabalho a realização de várias atividades de divulgação da campanha, que inclui também a participação nos eventos promovidos pela cidade ao longo de 2016.

Para promover o Café Sustentável de comércio justo, estão sendo realizadas ações de promoção do café, com o apoio dos parceiros locais e do Banco Sicoob (maior sistema financeiro cooperativo do país. É composto por cooperativas financeiras e empresas de apoio, que em conjunto oferecem aos associados serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, aquisição de meios eletrônicos de pagamento, dentre outros).

O mês de Janeiro marcou o início das atividades da campanha. A Cooperativa, juntamente com o apoio dos estabelecimentos parceiros, promoveu uma degustação do seu café para conscientizar e ensinar os consumidores locais a consumir um café de qualidade, trasmitindo uma mensagem de apoio aos produtores da agricultura familiar do município.

Outra atividade importante foi a participação da Cooperativa DOS COSTAS na comemoração do dia Internacional da Mulher, promovido pela Prefeitura e Secretarias Municipais de Boa Esperança. O evento foi realizado na praça central da cidade, contou a representação de muitas entidades privadas e secretarias do governo local, que promoveram diversas atividades focadas nas mulheres, desde a parte recreativa e estética, até a assistência jurídica. A cooperativa participou oferendo café da manhã e café da tarde, ao longo do dia, além do material promocional da campanha, que dá visibilidade ao trabalho dos produtores e dissemina o movimento pelo Comércio Justo.

Parabenizamos os atores locais de Boa Esperança por esta grande conquista e seguiremos apoiando com muita força neste caminho! Esperamos que logo possam cumprir com todos os critérios!

Comments are closed.